Pirassununga - FAB apresenta nova aeronave da Esquadrilha da Fumaça

Pirassununga - FAB apresenta nova aeronave da Esquadrilha da Fumaça

Webmaster 18/12/2012 - 13:42
Em evento que irá acontecer nesta terça-feira (18), na Academia da Força Aérea

Em evento que irá acontecer nesta terça-feira (18), em Pirassununga (SP), a Força Aérea Brasileira fará a apresentação da nova aeronave da Esquadrilha da Fumaça. O novo avião da esquadrilha, um A-29 Super Tucano, teve sua pintura baseada nas cores da bandeira nacional.

A primeira exibição pública marca a cerimônia militar de Passagem de Comando do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). O Tenente-Coronel-Aviador Marcelo Gobett Cardoso assume o cargo no lugar do Tenente-Coronel-Aviador Wagner de Almeida Esteves.

O avião vai substituir a aeronave T-27 Tucano, utilizada nas manobras há 29 anos. A nova aeronave vai garantir mais potência na realização das acrobacias.

Recordes
No ano em que completou seis décadas de história, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) quebrou mais um recorde de apresentações: foram 130 em 16 estados brasileiros e em quatro países da América do Sul. Em 2011, a Fumaça realizou 122 demonstrações.

Nesses 60 anos, a imagem da Esquadrilha ficou marcada pela precisão, pela lógica. Entretanto, é no intangível que está o maior legado da Fumaça.

De acordo com o comandante do EDA, Tenente-Coronel Aviador Wagner de Almeida Esteves, os pilotos que integram o grupo já perderam a conta de quantas letras foram escritas nos céus ao longo do ano.

“É difícil mensurar o carisma que essas apresentações despertam ou o quanto já foi publicado levando a imagem da FAB em espaços privilegiados do nosso país e do mundo”, afirma o comandante. “Essa é a alma da Fumaça. Aqui nós decolamos em busca da linguagem da emoção,” finaliza o Tenente-Coronel.

Fonte: www.portalr3.com.br e crédito das fotos - Agência Força Aérea/Sgt Johnson Barros

Logo do Facebook Deixe seu comentário