Descalvado, 13 de Dezembro de 2018 Busca:   
Brasil e Mundo

Estudo diz que falar ao telefone é a 4ª maior causa de acidentes no trânsito

20/12/2012

Pesquisa mostra que 66% já se distraíram na rua enquanto usam o celular.
Docente orienta a fazer uma pausa na ligação quando a ação for urgente.


Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) aponta que 66% dos pedestres já se distraíram ao atravessar a rua enquanto usavam o celular. O telefone se tornou um dos grandes vilões. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), falar ao telefone é a quarta maior causa de acidentes no trânsito.
Segundo o professor do departamento de engenharia de transporte da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (SP) Antônio Nelson da Silva, quando o pedestre se foca em um único objeto e perde a noção do ambiente, a probabilidade de acontecer um acidente é maior.

“Toda vez que se faz uma operação no celular, falar, ler ou escrever, a atenção fica focada nesse ato e todo o resto fica em segundo plano”, explica Silva.

O professor afirma que quando o código de trânsito foi aprovado, em 1997, o celular não era tão popular, por isso, hoje se discute uma revisão na lei. "Não existe multa para pedestres que falam ao telefono no trânsito, mas pode existir o bom senso", diz Silva.

“Quando estiver ao telefone e precisar atravessar a rua, peça para quem estiver do outro lado da linha esperar um pouco, são poucos segundos que podem salvar sua vida. Ou termine a conversa antes de atravessar”, orienta o professor.

A diarista Tatiana de Oliveira afirma que sempre pede para os filhos terem cuidado quando vão atravessar a rua. “Não tenho o costume de atravessar falando no celular, inclusive sempre falo para os meus filhos, mas às vezes eu erro e faço isso também”, confessa.

Fonte: G1









Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados