Tricolor sai atrás, tem três expulsos, mas arranca a liderança no Sul

Tricolor sai atrás, tem três expulsos, mas arranca a liderança no Sul

Webmaster 05/11/2009 - 08:00
Tricolor suporta a pressão do Grêmio e joga a pressão para o Palmeiras.

Longe do G-4, o Grêmio não tinha mais a vaga na Libertadores como o principal objetivo. Mas entrou em campo, na noite desta quarta-feira, para defender sua invencibilidade jogando no Olímpico. E conseguiu se manter assim com o empate por 1 a 1 para o São Paulo (veja os gols no vídeo ao lado). O visitante desejava a vitória para dormir a três pontos do Palmeiras , pelo menos até o fim de semana. Mas o empare ficou de bom tamanho, até porque o visitante teve três jogadores expulsos, e isolou o time provisoriamente no topo.

Com 59 pontos, agora o time paulista é o líder da competição. O Palmeiras, com 58, e o Atlético-MG , com 56, podem empurrar o primeiro colocado para baixo se vencerem seus jogos no domingo, contra Fluminense e Flamengo , respectivamente. Os gaúchos estão agora com 48 pontos, e por enquanto seguem em setimo lugar. O São Paulo só volta a jogar em dez dias, contra o Vitória , no Morumbi (dia 14). E o Grêmio, na mesma data, vai a Belo Horizonte encarar o Cruzeiro .

Foram dias complicados para o gremista Rafael Marques. No domingo, fez um gol contra, todo esquisito, na derrota por 2 a 0 para o Santo André. Depois, declarou que aceitaria a chamada “mala branca” e teve a orelha puxada pela diretoria no clube. Pois chegou a quarta-feira, e o filme mudou para ele. Foi aos 24 minutos, em cruzamento de Douglas Costa: novamente de cabeça, novamente para o fundo do gol, mas desta vez para o lado certo, ele colocou o Grêmio na frente.

Até ali, era um primeiro tempo equilibrado, de velocidade, de boas alternativas ofensivas. O Grêmio usava o lado esquerdo para atacar, esperançoso de transformar a linha de fundo em perigo aéreo. O gol de Rafael Marques foi o 18º do time gaúcho de cabeça, o líder do quesito no Brasileirão, ao lado do Santos. O São Paulo preferia manter a bola no chão para aproveitar a qualidade especialmente de Hernanes e Jorge Wagner. O trabalho da equipe de Ricardo Gomes foi facilitado por repetidos erros de passe do Grêmio.

Cada qual com sua característica, gaúchos e paulistas criaram chances. Dois chutes de Hernanes e um cruzamento perigoso de Jorge Wagner quase viraram gol. Conclusões de Maxi López, Tcheco e William Thiego representaram esperança para os gremistas. E aí saiu o gol de Rafael Marques para dar aos mandantes uma vantagem que só durou sete minutos.

O São Paulo sempre esteve vivo. E provou sua força aos 31 minutos. André Dias acionou Hernanes na direita. De pé esquerdo, o camisa 10 mandou a bola na área. Thiego foi encoberto. Dagoberto dominou, mirou o gol e mandou chute forte. A bola desviou de leve em Rafael Marques e saiu do caminho de Victor. Atrás do outro gol, a torcida são-paulina demorou um segundo para perceber que a bola havia entrado. Quando caiu a ficha, quebrou o silêncio do Olímpico com barulho de festa. O jogo estava novamente empatado: 1 a 1.

Washington ainda teve boa chance para ampliar. Ele recebeu pela esquerda e mandou cruzado, com perigo, mas para fora. Ainda no primeiro tempo, Maxi López pediu pênalti de André Dias, mas a arbitragem mandou seguir o lance.

Com três expulsos, São Paulo mantém o resultado

O São Paulo voltou mais arisco no segundo tempo, ciente do quanto valeria uma vitória para a ambição de ser campeão brasileiro. Hernanes, em cobrança de falta aos três minutos, obrigou Victor a cair no canto para espalmar a bola a escanteio. O Grêmio, sem nada a perder, também estava disposto a arriscar. Douglas Costa, aos 11, partiu em disparada e mandou a bomba. Rogério Ceni salvou. Um minuto depois, foi a vez de Maxi López incomodar o goleiro são-paulino. E ele pegou de novo.

Ricardo Gomes mexeu no time. Tirou Washington, paradão, e testou Borges. A troca quase surtiu efeito de imediato. O centroavante se livrou da zaga e mandou o chute. Victor defendeu.

O jogo pegou fogo. Douglas Costa, de cabeça, teve o gol impedido por Rogério Ceni em cima da linha. Tcheco, em disputa com Jean dentro da área, foi ao chão. O árbitro não deu pênalti. A torcida do Grêmio ficou revoltada. E aí o São Paulo perdeu a cabeça.

Foram duas expulsões quase sequenciais e uma terceira nos minutos finais. Primeiro, Borges, que acertou Túlio em disputa de bola, levou o segundo amarelo e foi para a rua. Depois, Dagoberto, por carrinho violento também em Túlio. Paulo Autuori logo agiu e mandou o time para o ataque. Herrera foi a campo. Perea já tinha entrado. Totalmente ofensivo, o Grêmio fez de tudo para vencer. Jean completou o trio de vermelhos também com uma falta perto da área e, como já tinha o amarelo, foi embora mais cedo.

E não conseguiu. Sólido na defesa, o São Paulo manteve o empate, sustentou um resultado que vale ouro. Ou mais: que pode valer o título brasileiro.


Logo do Facebook Deixe seu comentário