Falta de energia provoca morte de 4 mil frangos em granja de Descalvado

Falta de energia provoca morte de 4 mil frangos em granja de Descalvado

Webmaster 19/02/2013 - 09:30
Aves começaram a morrer 10 minutos após queda da energia elétrica.
Criador calcula um prejuízo de R$ 20 mil; outras aves ainda podem morrer.


Cerca de 4 mil frangos morreram em uma granja de Descalvado (SP), na noite de domingo (17), após uma queda de energia elétrica de cerca de dez horas. O problema, que gerou um prejuízo de R$ 20 mil, ocorreu após dois fios de um poste arrebentarem. Procurada, a CPFL Paulista não comentou a falta de energia no local.

Sem abastecimento, o sistema de refrigeração, que abaixa a temperatura em até 9 graus em comparação com a temperatura externa, parou de funcionar. As aves começaram a morrer em menos de dez minutos.

“Os frangos tinham 45 dias e não podem sofrer estresse de calor de forma alguma”, afirmou o produtor Otávio Roberto. O galpão da granja tem capacidade para mais de 24 mil frangos.

O local possuía gerador, mas não foi suficiente. “Engatamos um gerador, mas como a granja necessita de uma potência maior, as correias não aguentaram, o que provocou essa pane”, explicou o serviços gerias José Renato Batista.

A cada nova busca, novas aves são encontradas mortas. Os frangos que sobreviveram estão debilitados e os produtores acreditam que novas aves podem morrer ao longo desta segunda-feira.

A energia retornou por volta das 23h. A assessoria de imprensa da CPFL informou que o serviço foi interrompido para reparos emergenciais na rede elétrica. A empresa manteve contato com os produtores locais e informou que na noite desta segunda vai realizar a troca de dois postes e fará a inspeção preventiva da rede.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário