Descalvado, 16 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Santa Cruz das Palmeiras: 5% das crianças são hiperativas

05/11/2009

Índice não preocupa, mas sim a relação com álcool e cigarro.

Pesquisa realizada com duas mil crianças com idades entre 5 e 12 anos, em Santa Cruza das Palmeiras, aponta que 5% têm hiperatividade e déficit de atenção. A cidade foi escolhida para a pesquisa por manter um projeto ligado à Justiça que atende jovens com transtornos de comportamento.

O que mais preocupa os pesquisadores não é o índice, que está dentro da média internacional, mas a causa do problema. O estudo comprovou que a maioria dos casos tem relação direta com uma gravidez irresponsável, quando a mãe fumou ou ingeriu bebida alcoólica. “Estas substâncias pode interferir no desenvolvimento do cérebro da criança, do feto”, afirmou o neurologista Marco Antônio Arruda.

A criança Ana Laura é agitada na escola, apesar de sua mãe não ter tido uma gravidez com vícios, mas ela exemplifica como são as crianças hiperativas. “Eu sou muito agitada na escola e tenho dificuldades”, afirmou a criança. A mãe dela, Eliana Tomazim, disse que conversou com mães que tiveram gravidez acompanhada com cigarro e bebidas. “Se elas não tivessem bebido, os filhos delas poderiam ser mais calmos”, disse ela.

A pesquisa constatou ainda que a mistura álcool e cigarro pode causar outra doença para a criança. “A criança pode ter cefaléia crônica, ou seja, mas de 15 dias de dor de cabeça por mês”, explicou o neurologista Marco Arruda.

A pesquisa, que tem parceria com universidades americanas e italianas, continua com 11 mil crianças em 22 estados brasileiros.

EPTV

Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados