Santa Cruz das Palmeiras: 5% das crianças são hiperativas

Santa Cruz das Palmeiras: 5% das crianças são hiperativas

Webmaster 05/11/2009 - 08:00
Índice não preocupa, mas sim a relação com álcool e cigarro.

Pesquisa realizada com duas mil crianças com idades entre 5 e 12 anos, em Santa Cruza das Palmeiras, aponta que 5% têm hiperatividade e déficit de atenção. A cidade foi escolhida para a pesquisa por manter um projeto ligado à Justiça que atende jovens com transtornos de comportamento.

O que mais preocupa os pesquisadores não é o índice, que está dentro da média internacional, mas a causa do problema. O estudo comprovou que a maioria dos casos tem relação direta com uma gravidez irresponsável, quando a mãe fumou ou ingeriu bebida alcoólica. “Estas substâncias pode interferir no desenvolvimento do cérebro da criança, do feto”, afirmou o neurologista Marco Antônio Arruda.

A criança Ana Laura é agitada na escola, apesar de sua mãe não ter tido uma gravidez com vícios, mas ela exemplifica como são as crianças hiperativas. “Eu sou muito agitada na escola e tenho dificuldades”, afirmou a criança. A mãe dela, Eliana Tomazim, disse que conversou com mães que tiveram gravidez acompanhada com cigarro e bebidas. “Se elas não tivessem bebido, os filhos delas poderiam ser mais calmos”, disse ela.

A pesquisa constatou ainda que a mistura álcool e cigarro pode causar outra doença para a criança. “A criança pode ter cefaléia crônica, ou seja, mas de 15 dias de dor de cabeça por mês”, explicou o neurologista Marco Arruda.

A pesquisa, que tem parceria com universidades americanas e italianas, continua com 11 mil crianças em 22 estados brasileiros.

EPTV
Logo do Facebook Deixe seu comentário