Calza deverá ser julgado na próxima quinta-feira, com isso a situação política terá uma de

Calza deverá ser julgado na próxima quinta-feira, com isso a situação política terá uma definição

Webmaster 02/03/2013 - 00:25
A indefinição da situação política em Descalvado é um dos maiores assuntos tratados nas rodas de amigos e nas redes sociais. O candidato eleito em Outubro de 2012, José Carlos Calza (PSDB) está aguardando o seu pedido de registro de candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, que tudo indica ocorrerá na próxima quinta-feira (07), até lá os “ânimos políticos” continuam aquecidos, praticamente podemos dizer que o clima que paira no ar ainda é o de candidaturas.

Caso Calza consiga reverter junto ao TSE a impugnação sofrida por sua candidatura, além de governar a cidade até Dezembro de 2016 ele fará história, sendo o único Prefeito a governar Descalvado por quatro mandatos, porém há de se deixar registrado que a história já o sagrará como sendo, nesses 180 anos de existência de nossa cidade, o único candidato a Prefeito a ser eleito quatro vezes.

A campanha eleitoral de 2012 foi completamente atípica e certamente entrará para os anais da história descalvadense, já que nos quase três meses de campanha houve uma grande movimentação em torno dos dois grupos, visto que sobre o candidato vitorioso José Carlos Calza pesava a impugnação de sua candidatura, tendo ele disputado a eleição “sub judice”. Já para o candidato derrotado nas urnas, Luiz Antonio Panone (PPS), que estava no poder e tentava sua reeleição, a aparente tranqüilidade e o slogan de “Ficha Limpa” sofreu um grande abalo na reta final da corrida eleitoral, visto que um vídeo onde supostamente ele estaria tentando comprar voto usando como moeda de troca a doação de uma cesta básica acarretou em uma cassação do seu registro de candidato. Após a eleição o então Prefeito Panone conseguiu junto ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) o direito ter sua cassação anulada, forçando o judiciário a ouvir testemunhas para posteriormente refazer a sentença do processo.

Nomeação do Presidente da Câmara como Prefeito
Como o TSE não apreciou o agravo regimental de Calza até o dia 31 de Dezembro, houve a vacância do cargo de Prefeito, por isso, como determina a Lei Orgânica do Município, o Presidente da Câmara de Vereadores seria então empossado como Prefeito Interino de Descalvado, e esse fato merece também entrar para o registro histórico da cidade.

O Presidente da Câmara é eleito entre seus pares, ou seja, os próprios vereadores elegem entre si um deles para ocupar esse posto, sem a interferência direta da população. Como o vereador eleito Presidente da casa seria o Prefeito de Direito pelo prazo médio de seis meses, a posição gerou desejos em alguns vereadores.

Jornais da cidade publicaram dias antes da eleição a presidência que a vitória seria do Vereador Sebastião José Ricci (PPS), o próprio vereador chegou a se apresentar como futuro Prefeito em algumas ocasiões e em alguns lugares, porém em polícia o que é certo agora, passa a ser diferente no momento seguinte, e foi isso o que ocorreu. De uma forma discreta, e que pegou a todos de surpresa, houve uma articulação em torno do nome do vereador Anderson Aparecido Sposito (DEM), para que ele fosse eleito o Presidente da Câmara, e foi isso que ocorreu.

Em uma sessão completamente conturbada, onde o Plenário Mário Joaquim Filla estava repleto de correligionários do Governo que terminou em 31 de Dezembro de 2012, o Vereador Sposito foi eleito Presidente, e por isso está ocupando a posição de Prefeito até a presente data.


Nova Eleição?
No caso de o TSE manter a impugnação da candidatura de José Carlos Calza, a Justiça Eleitoral determinará que Descalvado tenha uma nova eleição e essa possibilidade vem fazendo com que os grupos políticos de Descalvado trabalhem “dia e noite” em busca de novas alianças, fortalecendo assim os possíveis candidatos. E candidatos é o que não faltam. A cada dia novas “dobradinhas” nascem, novas uniões são anunciadas.

Atualmente os nomes que mais são cogitados junto à população para disputar essa nova eleição para o cargo de Prefeito de Descalvado, caso ela ocorra são as dobradinhas Henrique(PMDB) e Pastor Adilson(PSC), Luis Carlos(PPS) e Ancetti (PPS), Sposito(DEM) e Pinho(DEM) ou Pinho e Sposito, Paula Peripato(PT) e Guto(PTB).

Há também articulações nos meios políticos com o objetivo de unir os grupos, para que apenas duas candidaturas venham a existir, pois assim as possibilidades de vitória seriam maiores para ambos os grupos.

Um fator importante para qualquer grupo que venha a se unir é o apoio do ex-prefeito José Carlos Calza, pois mesmo que ele venha a ter a sua candidatura impugnada, o que lhe impediria de assumir o posto de Prefeito, seu apoio será fundamental para qualquer grupo, já que ele tem uma grande aceitação da população de nossa cidade, fato que comprova isso é ele ter saído vitorioso das urnas, nas últimas eleições de 2012.

Porém enquanto o TSE não se manifestar sobre a situação de Calza, tudo que se ouve nas ruas é apenas especulação.


Logo do Facebook Deixe seu comentário