Após chuvas, moradores contabilizam prejuízos

Após chuvas, moradores contabilizam prejuízos

Webmaster 12/03/2013 - 09:33
Enxurrada de sujeira adentrou na Represa Calmon e pode comprometer abastecimento


Após as fortes chuvas ocorridas em Descalvado, sobre tudo as chuvas do último sábado, os moradores de nossa cidade contabilizam os prejuízos e sofrem com a limpeza de suas residências, já que diversas casas foram invadidas pelas águas, inclusive na região central de Descalvado.

A moradora da Rua Paula Carvalho, a Sr. CAP de 29 anos teve prejuízos financeiros, já que alguns equipamentos eletrônicos e parte de sua mobília ficaram danificados, além de ter parte da parede de um dos quartos arrebentada. Uma residência vizinha também sofreu com o alagamento.

Já no bairro Bosque dos Tamanduás diversas casas sofreram com o problema do retorno do esgoto. O bairro fica em um nível muito baixo, por isso a coleta do esgoto daquela região não pode ser feito por gravidade, sendo necessário o uso de uma bombas elevatórias, porém como diversos moradores ligaram de forma errada o escoamento de água chuva a rede de esgoto, as bombas mostram-se incapazes de bombear tamanho volume, ocorrendo o retorno do esgoto para as residências.

Sujeira na rua
O acumulo de sujeira nas ruas é um fator de risco para enchentes e alagamentos, visto que a sujeira acaba sendo depositada nas “bocas de lobo”, que são a entrada para o sistema de galerias de águas pluviais, e para um sistema que já esta no limite, torna-se ineficiente devido ao entupimento das bocas de lobo, e foi isso o que ocorreu em diversos pontos da cidade, em especial no início da Rua Pio XII, pois a sujeira impediu que a água escoasse para o rio, alagando parte da ponte.

Represa Calmon
O sistema de coleta de águas pluviais existente na Rua Carlos Pulici não foi suficiente para escoar toda a água que escorreu para o local, fazendo um enorme buraco na rua e por esse local uma grande enxurrada de barro e sujeira adentraram na Represa Calmon, comprometendo a água da represa. De acordo com pessoas capacitadas ouvidas pelo Descalvado Agora, para que a água da represa volte a ficar limpa, será necessário o passar de diversas semanas, pois a sujeira precisará decantar no fundo da represa, e esse sistema de fornecimento de água, que envolve a Represa Rosária e a Represa Calmon é responsável pelo abastecimento de cerca de 65% da cidade.

Ainda de acordo com os profissionais ouvidos, a Prefeitura possui o sistema de filtragem da água, o que permitirá que grande parte da terra existente na água seja retida, impedindo que vá até a casa dos moradores de Descalvado.

Redação do Descalvado também sofreu
A redação do Descalvado Agora também sofreu com as chuvas, pois diversos equipamentos ficaram danificados. Por sorte a água não entrou nas dependências, pois como nossa sede fica em uma área alta da cidade, o problema com alagamentos não ocorreu, porém os raios e trovões “não perdoaram”.

VC no Descalvado Agora
O internauta também participa do Descalvado, veja abaixo os vídeos feitos por um de nossos leitores, que mostra a enxurrada na Rua Rafael Tobias.

















Logo do Facebook Deixe seu comentário