Descalvado, 10 de Abril de 2020 Busca:   
Câmara Municipal

Computadores em sala de aula pautam reivindicação do vereador Adilson Gonçalves

14/03/2013

O vereador Adilson Gonçalves (PSC) acionou o Poder Executivo, durante esta semana, solicitando que, conjuntamente com a Secretaria de Educação e Cultura, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, sejam adquiridos computadores portáteis a serem utilizados em sala de aula.

Pastor Adilson, como é conhecido, dedicou boa parte de seu pronunciamento para falar sobre o tema, na Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (11).

Ele afirmou que o computador é uma ferramenta presente no cotidiano de boa parte da população brasileira e que, embora muitos ainda não tenham acesso a esta tecnologia em suas residências, ela já se faz presente indiretamente na vida do cidadão.

“O acesso ao computador na escola é de valor inestimável, porque a realidade de muitos alunos não permite este acesso se não pela escola”, afirmou.

Conforme disse, o acesso à internet é mais um meio para o aprendizado e contato com o mundo em tempo real. “Muitos pais que vivem no meio rural onde o computador e a internet ainda não se difundiram, vêem na escola o meio para que seus filhos tenham acesso a essas tecnologias, até mesmo porque isso é fundamental para o ingresso no mercado de trabalho”, destacou em sua propositura.

O parlamentar pesquisou e encontrou vários projetos do Governo Federal para esta área. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prevê o projeto Um Computador por Aluno (UCA), que foi implantado com o objetivo de intensificar as tecnologias da informação e da comunicação nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino.

A meta é promover a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem de alunos e professores das escolas públicas brasileiras, mediante a utilização de computadores portáteis denominados laptops educacionais.

O equipamento contém sistema operacional específico e características físicas que facilitam o uso e garantem a segurança dos estudantes, tendo sido desenvolvido especialmente para uso no ambiente escolar.

“O FNDE facilita a aquisição desses equipamentos com recursos dos próprios estados e municípios por meio da adesão ao pregão eletrônico disponível em seu site”, explicou Pastor Adilson.

Ele acredita que mediante a ação da Administração Municipal, Descalvado também poderá, por meio deste projeto, adquirir computadores portáteis para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, a fim de serem utilizados em sala de aula, razão pela qual tratou o tema oficialmente no Poder Legislativo.










Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados