Caminhoneiro encontra mandioca com 1,60 metro em Porto Ferreira

Caminhoneiro encontra mandioca com 1,60 metro em Porto Ferreira

Webmaster 26/03/2013 - 18:18
Tamanho da raiz chamou atenção e segundo agrônomo não é normal.
Solo fofo e buraco já aberto pode ter facilitado crescimento em terreno.


Um caminhoneiro encontrou uma raiz de mandioca de 1,60 metro em um terreno ao lado de sua casa, no bairro Santa Rosa I, em Porto Ferreira (SP). O tamanho do vegetal chamou atenção e, segundo o engenheiro agrônomo Renato José Gualhardi, não é comum.

A mandioca gigante foi encontrada enquanto o caminhoneiro colhia a raiz para cozinhar. “Em toda minha vida nunca vi uma raiz tão grande”, afirmou o caminhoneiro João Roberto da Silva.

Segundo ele, a raiz foi plantada pelo antigo dono do terreno, que se mudou. Ele acredita que possa haver outra mandioca ainda maior no local. “Só tem isso plantado agora, estamos limpando para fazer uma horta porque antes só tinha galinha”, disse.

De acordo com o engenheiro agrônomo, uma mandioca com mais de 40 centímetros não é normal. “É bem raro, nunca ouvi falar, o comum é que tenha até 30, 40 centímetros”, afirmou.

Segundo Gualhardi, o solo fofo pode ter facilitado o crescimento da raiz. “Quando não há barreiras, ela cresce e ainda pode ter se desenvolvido em um buraco já aberto por um tatu, por exemplo, o que facilita o crescimento nesse tipo de solo”, explicou o agrônomo.


G1/Osni Martins



Logo do Facebook Deixe seu comentário