Segundo colocado nas eleições vai assumir a Prefeitura de Leme

Segundo colocado nas eleições vai assumir a Prefeitura de Leme

Webmaster 04/04/2013 - 09:07
Paulo Roberto Blascke (PT) será diplomado na segunda (8), diz Justiça.
21.479 votos do atual prefeito, Lema (PV), foram anulados após cassação.


A juíza eleitoral Camila Marcela Ferrari Arcáro decidiu na noite desta quarta-feira (3) que Paulo Roberto Blascke (PT) assumirá a Prefeitura de Leme (SP). Segundo colocado nas eleições de outubro do ano passado, ele será diplomado na noite da próxima segunda-feira (8). O primeiro colocado, Sérgio Luis Dellai, o Lema (PV) teve o registro de candidatura cassado pela Justiça por fazer uso eleitoral de desconto em tarifa de água. A defesa dele não foi encontrada para comentar a decisão.

Dellai será notificado para deixar o cargo nesta quinta-feira (4), às 12h. No lugar dele, assumirá o presidente da Câmara, Osvair Antunes da Silva.

Anulação de votos
O cartório Eleitoral de Leme (SP) fez nesta tarde a anulação dos 21.479 votos recebidos por Lema, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a cassação do registro de candidatura dele e do vice, Evanildo Brito, o Didio (PSC). O chefe do cartório, Fabrício Rodrigues Gonçalves, fez o procedimento para a retotalização dos votos e encaminhou para a juíza. “Significa que será alterada a situação de Sérgio Luiz Dellai para cassado com recurso. Essa nova situação será lançada em um sistema que vai retotalizar os votos”, explicou.

O número de votos de Lema correspondem a 46,24% dos votos que foram considerados válidos no dia 7 de outubro. Pela lei eleitoral, uma nova eleição só ocorre quando um candidato eleito com mais de 50% dos votos válidos tem o registro rejeitado pela Justiça ou quando há irregularidades durante o processo eleitoral. Como não foi o caso, a juíza decidiu que Blascke, que teve 17.488 votos (37,65% dos válidos), vai assumir a Prefeitura.

Entenda o caso
Na segunda-feira (1º), o TSE, em Brasília, confirmou a cassação do registro da candidatura de Lema e Didio. Uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já havia confirmado a cassação, em fevereiro, após uma representação do Ministério Público. Na ação, prefeito e vice são suspeitos de fazer uso eleitoral do desconto de 50% da tarifa de água para a população de baixa renda.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário