Geração de empregos no comércio deve aumentar com regulamentação

Geração de empregos no comércio deve aumentar com regulamentação

Webmaster 20/04/2013 - 09:59
Segundo Sincomércio de São Carlos, empregador deve optar por turnos.
Base salarial será definida no dia 30 de outubro, o Dia do Comerciário.


A regulamentação da profissão de comerciários deve aumentar a geração de empregos, segundo o Sindicato do Comércio (Sincomércio) de São Carlos (SP). A carga horária foi fixada em oito horas diárias, 44 semanais, ou ainda seis horas por dia em turno de revezamento, o que deve ajudar os profissionais da área.

Com a nova regulamentação, um piso salarial também deve ser estabelecido, o que deve ocorrer em 30 de outubro, Dia do Comerciário e agora data base da categoria. Tanto o empacotador, quanto o gerente de um supermercado, por exemplo, terão a mesma base salarial. Em São Carlos e região, atualmente o salário base é R$ 935,00.

“O empregador tem que contratar mais funcionários porque não compensa estender, já que terá que pagar hora extra e cai na contratação de turno e revezamento, de seis em seis horas, que ele pode dobrar, fazendo dois turnos e tendo duas pessoas trabalhando com ele”, explicou o presidente do Sincomércio de São Carlos, Ademir Lauriberto Ferreira.

Em um supermercado de São Carlos, os turnos já eram respeitados e para o gerente a lei é um importante reforço para os trabalhadores. “Os funcionários estão contentes e acredito que outras empresas fazendo também, os funcionários ficaram contentes com essa carga horária”, comentou o gerente Paulo Roberto Garcia.

O advogado trabalhista Ramon Corrêa da Silva alerta sobre a alteração da jornada de trabalho. “Se tiver interesse em estender a jornada de trabalho do empregado, o empregador vai ter que fazer valer através de uma convenção coletiva. Caso isso não ocorra pode até sofrer uma representação do Ministério Público do Trabalho ou eventualmente uma ação trabalhista”, disse.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário