Estudante de escola pública é aceito em três universidades americanas

Estudante de escola pública é aceito em três universidades americanas

Webmaster 23/04/2013 - 07:35
Hector Ferronato, de Porto Ferreira, ganhou destaque em projeto ambiental.
Mesmo com bolsa de 90%, jovem ainda precisa ajuda para realizar sonho.


Um estudante de 18 anos, que sempre frequentou escolas públicas de Porto Ferreira (SP), conseguiu destaque internacional ao desenvolver um projeto de conscientização ambiental por meio de tecnologias. Hector Roberto Ferronato foi aceito em três universidades dos Estados Unidos e, em uma delas, ganhou bolsa de 90% para cursar ciência da computação. O valor que falta, entretanto, ainda é alto para o jovem, que busca ajuda para realizar o sonho de se formar fora do país.

Filho de um eletricista autônomo e de uma artesã desempregada, o estudante foi aprovado na Quinnipiac University na cidade de Hamden, em Coneccticut, no Manhattanville College localizado em Purchase, New York, e na Franklin & Marshall College, localizada em Lancaster, na Pensilvânia. Nesta última ganhou bolsa de estudos de 90%.

“Nem acreditei que tinha passado. Fiquei um ano tentando e deu certo. Fiquei muito feliz e chorei demais de alegria, mas assim que recebi as boas novas eu já comecei a pensar em como fazer para suprir ou diminuir a quantia que ainda falta”, declarou Ferronato.

O jovem conseguiu desconto no valor da matrícula, que custou US$ 100 dólares, e agora busca apoio financeiro para pagar o custo dos quatro anos de graduação, no total de US$ 26,8 mil, além da passagem aérea para os Estados Unidos.

O projeto
Desenvolvido para crianças de 6 a 11 anos, o ‘Mundo de Piatã’ une site, blog e um jogo online que ensina questões ambientais. “Desenvolvi o projeto junto com um amigo. Ensina conscientização ambiental por meio de interação de jogos e, além de tudo, damos palestras em escolas aqui no município e queremos expandir para o Estado”, explicou Ferronato.

O jovem, que sempre fez trabalho voluntário, foi eleito o melhor aluno da Escola Técnica Estadual (Etec) de Porto Ferreira, onde terminou o ensino médio em 2011 e ganhou um intercâmbio para a cidade americana de Portland. O prêmio foi oferecido pelo Centro Paula Souza, uma autarquia do governo que administra as Etecs e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.

“Escolheram o melhor aluno para ficar um mês estudando inglês com tudo pago. Nessa viagem comecei a fazer contatos com gente que fazia trabalho parecido com o meu”, contou.

O intercâmbio despertou em Ferronato a vontade de fazer uma graduação nos Estados Unidos e deu a ele a oportunidade de conhecer o processo seletivo das universidades americanas. O estudante se inscreveu em 12 instituições e se dedicou às etapas do processo seletivo durante um ano.

Esforço
Para pagar as taxas dos exames, ele trabalhou com o pai na instalação de câmeras de segurança e no conserto de aparelhos eletrônicos. O jovem fez três anos de inglês em uma escola particular, depois estudou sozinho e conseguiu proficiência no idioma.

“Tive que mandar várias redações, cartas de recomendação, formulários sobre tudo que fiz fora da escola, sonhos e objetivos. Nesse processo, conheci um cara que tinha sido um jovem líder global e ele me orientou e me incentivou a me inscrever”, contou.

Ele foi nomeado um dos 30 líderes globais entre jovens do mundo todo que realizam projetos sociais em suas comunidades, por uma instituição que apoia ações que possam melhorar o futuro do planeta.

Em março deste ano, Ferronato foi convidado a passar uma semana em Nova York, para participar de palestras e conferências em que promoveu seu projeto. A fundação responsável pela nomeação pagou todas as despesas. Na ocasião, o jovem recebeu a notícia de que havia sido aceito nas três universidades.

“Fiquei muito feliz e agora quero fazer ciência da computação, pois minha ideia é me formar e criar uma empresa no ramo que possa ajudar as pessoas criando mais projetos sociais que unam tecnologias”, finalizou.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário