Governo lança plano para desonerar o etanol

Governo lança plano para desonerar o etanol

Webmaster 23/04/2013 - 07:37
Pacote inclui crédito tributário de R$ 1 bi e juro menor em financiamentos.
Objetivo desse novo pacote não é reduzir o preço do álcool ao consumidor.


O governo anuncia nesta terça-feira (23) um pacote de estímulos aos produtores de álcool combustível. A ideia é reforçar o caixa do setor.

O governo vai anunciar a concessão de um crédito tributário de R$ 1 bilhão. Os produtores poderão abater esse valor do pagamento da PIS/Cofins (Programa de Integração Social/Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social), um mecanismo de compensação.

Também entra no pacote a redução dos juros em linhas de financiamento para a renovação dos canaviais e estocagem do álcool.

Esse reforço de caixa atende a uma reclamação do setor, que enfrenta queda na produção e prejuízos causados pelo clima.

Além disso, produtores alegam que o álcool está menos competitivo porque o governo reduziu impostos da gasolina, mas não fez o mesmo com o álcool. Hoje o peso dos tributos sobre o etanol é de 31%.

Segundo o governo, o objetivo desse novo pacote não é reduzir o preço do álcool ao consumidor, mas garantir a produção em níveis que atendam a demanda do mercado.

A presidente Dilma Rousseff se reuniu no fim da tarde desta segunda-feira com representantes do setor de etanol, de acordo com agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto.

O objetivo do encontro era apresentar a produtores de etanol o plano do governo para desonerar o setor e estimular o aumento da produção, disse, na véspera, uma fonte do governo a par do assunto.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário