Fundecitrus treina profissionais da América do Sul para o controle de greening

Fundecitrus treina profissionais da América do Sul para o controle de greening

Webmaster 25/04/2013 - 00:06
Inspetores de sete países aprenderão técnicas para manejar a doença

O Fundo de Defesa da Citricultura - Fundecitrus treinará inspetores do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (Cosave) para o controle de greening (Huanglongbing/HLB). O curso ocorre nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25 de abril, na sede do Fundecitrus, em Araraquara, com a participação de representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

“O objetivo é capacitar estes profissionais para que eles treinem com qualidade os inspetores dos seus países de origem”, afirma o pesquisador científico do Fundecitrus, Renato Beozzo Bassanezi.

O convite para que o Fundecitrus realizasse a oficina foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), após o Cosave pedir auxílio contra o greening/HLB.

A doença, considerada uma das maiores ameaças à citricultura em todo mundo, foi identificada no Brasil, em 2004, e recentemente na Argentina e no Paraguai. “O HLB começou a se espalhar na América do Sul, o que é uma preocupação para governos e produtores. É preciso agir logo para que a doença não se alastre rapidamente, como ocorreu na América Central”, diz o pesquisador.

O primeiro dia de treinamento abordará os sintomas, epidemiologia, inseto transmissor e os métodos de controle do greening/HLB. Na quinta-feira, os profissionais visitarão um pomar de citros, onde aprenderão como é feito o manejo da doença.


Logo do Facebook Deixe seu comentário