Descalvado, 21 de Novembro de 2018 Busca:   
Geral

Fundecitrus treina profissionais da América do Sul para o controle de greening

25/04/2013

Inspetores de sete países aprenderão técnicas para manejar a doença

O Fundo de Defesa da Citricultura - Fundecitrus treinará inspetores do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (Cosave) para o controle de greening (Huanglongbing/HLB). O curso ocorre nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25 de abril, na sede do Fundecitrus, em Araraquara, com a participação de representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

“O objetivo é capacitar estes profissionais para que eles treinem com qualidade os inspetores dos seus países de origem”, afirma o pesquisador científico do Fundecitrus, Renato Beozzo Bassanezi.

O convite para que o Fundecitrus realizasse a oficina foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), após o Cosave pedir auxílio contra o greening/HLB.

A doença, considerada uma das maiores ameaças à citricultura em todo mundo, foi identificada no Brasil, em 2004, e recentemente na Argentina e no Paraguai. “O HLB começou a se espalhar na América do Sul, o que é uma preocupação para governos e produtores. É preciso agir logo para que a doença não se alastre rapidamente, como ocorreu na América Central”, diz o pesquisador.

O primeiro dia de treinamento abordará os sintomas, epidemiologia, inseto transmissor e os métodos de controle do greening/HLB. Na quinta-feira, os profissionais visitarão um pomar de citros, onde aprenderão como é feito o manejo da doença.



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados