Ambulância quebra e bebê morre após esperar socorro por mais de 1h

Ambulância quebra e bebê morre após esperar socorro por mais de 1h

Webmaster 26/04/2013 - 08:45
Menina de 3 meses passou mal quando ia para Boa Esperança do Sul, SP.
Veículo teve pane mecânica, mas Samu de Araraquara não mandou equipe.


Uma criança de 3 meses morreu ao dar entrada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Araraquara (SP), na noite de terça-feira (23), após esperar por socorro por mais de uma hora na Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255). Mesmo com pneumonia, Isabelly Caroline Amorim teve alta do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e voltava para Boa Esperança do Sul quando a ambulância em que estava teve uma pane mecânica. A equipe médica chegou a pedir socorro para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Araraquara, que alegou não ter veículo disponível. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que não foi constatado erro da equipe, mas uma sindicância será aberta para apurar o ocorrido. A família quer que a polícia apure o caso.

Isabelly deu entrada no HC na segunda-feira (22). “Minha filha tinha síndrome de Edwards e sopro no coração e por isso fazia acompanhamento em Ribeirão Preto, mas ela ainda era muito nova para operar. Naquele dia, ela tinha uma consulta de rotina agendada na pediatria e foi quando a médica falou que ela estava com pneumonia e não deixou ela sair de lá”, contou o pai da criança, o vendedor de laranja Dieicon da Silva Amorim, de 19 anos.

No dia seguinte, Isabelly teve alta e voltava com a família para Boa Esperança do Sul, quando começou a passar mal. “Ela começou a gemer e respirar com dificuldade. A enfermeira ligou para a médica em Ribeirão e ela mandou aumentar o oxigênio para ela respirar melhor, mas 10 minutos depois a ambulância quebrou e nós ficamos uma hora e dez minutos parados”, falou o pai.

A bomba de oxigênio, entretanto, continuou a funcionar enquanto todos aguardavam a chegada de outra ambulância. “Quando a equipe ligou para o Samu de Araraquara, eles falaram que não iam mandar uma ambulância porque só tinham uma e não poderiam deixar que ela saísse da cidade. Eles disseram que se acontecesse alguma coisa, o veículo tinha que estar lá. Daí veio uma de Boa Esperança mesmo”, relatou Amorim.

Quando a ambulância chegou, imediatamente seguiu para a UPA Central, em Araraquara, com a criança. “Logo que chegamos, vários médicos já correram para tentar salvar minha filha, mas ela não aguentou”, lamentou o pai.

Investigação
A família está indignada e recorreu à polícia para pedir uma apuração do caso. “A funerária já registrou um boletim de ocorrência no 2º Distrito de Araraquara, mas constou que foi morte natural e o laudo que temos mostra que ela morreu de pneumonia, então, a gente quer corrigir esse erro”, disse Amorim.

O jovem não se conforma com tudo que aconteceu. “A médica de Ribeirão disse que ela poderia ser tratada em Boa Esperança do Sul, porque lá teria tudo que ela precisava, mas talvez ela não estivesse pronta para ter alta ainda”, apontou o jovem.

Sindicância
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara lamentou a morte da criança e afirmou que nas gravações do atendimento telefônico não foi constatado erro na conduta do Samu. "Mesmo assim, a Secretaria de Saúde já encaminhou ao departamento jurídico da Prefeitura o pedido de abertura de sindicância para a total apuração dos fatos", dizia um trecho.

O Hospital das Clínicas informou, em nota, que está averiguando os fatos que envolveram a paciente e irá prestar todos os esclarecimentos sobre o caso para a família.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário