Descalvado, 16 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Hemonúcle faz apelo por doação de sangue

10/05/2013

Esta semana, cirurgias chegaram a ser canceladas por falta de bolsas

O Hemonúcleo Regional de Araraquara sugeriu esta semana o cancelamento de cirurgias nos 16 hospitais atendidos pela unidade por falta de bolsas de sangue.

A medida provocou reação imediata da população e na terça (07) e quarta-feira (08) o número de doadores passou da média recente de 20 para 70. O ideal é manter a média em 60 o ano todo.

Em abril passado, o hemonúcleo já havia feito comunicado de alerta de que o estoque estava 40% abaixo do que o necessário e que procedimentos cirúrgicos poderiam ser prejudicados por isso.

“No último mês, tivemos uma média de 20 doadores por dia, quando o necessário é 60. Como o adiamento das cirurgias ganhou força na imprensa, nos últimos dois dias as doações têm aumentado, mas isso deve ser uma prática para o ano todo, porque precisamos sempre de sangue”, afirma Cristina Zaniolo Gibran Di Nardo, assistente social do Hemonúcleo.

Ela atribui parte do aumento da necessidade de grande quantidade de bolsas de sangue ao avanço da tecnologia, que a cada dia descobre novos procedimentos para a cura de doenças e, por consequência, aumenta o número de cirurgias. Além disso, conta o aumento de acidentes de trânsito com vítimas graves. “Hoje no Brasil, somente 2% da população é doadora de sangue. Por isso convidamos as pessoas para que venham até aqui conhecer e tirar as dúvidas, pois muitos ainda têm medo por conta de mitos como o tamanho da agulha e tudo o mais. E a doação é algo que ajuda a todos, sem distinção nenhuma, pois nunca sabemos quando vamos precisar”, enfatiza Cristina.

O Hemonúcleo de Araraquara atende a 16 hospitais responsáveis pelos habitantes de 25 cidades da região. São quatro em Araraquara, três em Américo Brasiliense, Ibaté, Ibitinga, Descalvado, Borborema, Itápolis, Nova Europa, Taquaritinga, Porto Ferreira e Tabatinga. Estes hospitais também enviam doadores para o hemonúcleo - a coleta nestes lugares é feita uma vez ao mês.

Em Araraquara, funciona no prédio da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), localizado na Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8), 1624, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Mais informações podem ser passadas pelo telefone (16) 3301-6102.

http://www.portalk3.com.br/


Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados