Após apagão, Itaipu diz que opera em condições normais
11/11/2009
Após apagão, Itaipu diz que opera em condições normais.
A usina de Itaipu informou, em sua página oficial no Twitter, que após o blecaute que atingiu parte do país voltou a operar normalmente às 6h desta quarta-feira (11). O blecaute atingiu em diferentes proporções ao menos dez estados.
A região mais afetada foi a Sudeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ficaram totalmente sem luz.
Em Minas Gerais, houve blecaute total nas regiões do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, mas em partes de Belo Horizonte a luz não caiu durante a noite. O apagão também afetou o interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o interior da Bahia e partes de Pernambuco. Do outro lado da fronteira, o Paraguai, que também recebe energia de Itaipu, ficou às escuras, em consequência do que usina chamou de "efeito dominó".
Segundo a usina, por volta das 6h40, 18 das 20 unidades geradoras produziam energia para o Brasil e o Paraguai.
'Desligamento completo'
Em entrevista coletiva em Brasília, o ministro Edison Lobão afirmou que "houve um desligamento completo de Itaipu". "Uma linha de transmissão caiu e determinou a queda de outras", disse ele. Lobão avaliou que não é possível afirmar, com certeza, o que causou a falha no fornecimento de energia elétrica. Entretanto, segundo ele, o problema teria sido provavelmente causado por "fatores atmosféricos", como "tempestades de grande intensidade".
"Somente amanhã (quarta-feira) vamos saber o que aconteceu", disse Lobão.
Região
Campinas foi mais uma das grandes cidades brasileiras que ficou às escuras. A região central e alguns bairros ficaram sem energia por cerca de 30 minutos, a partir das 22h10.
Moradores do bairro Cambuí relataram que por volta das 22h30 a energia começou a oscilar. Em alguns pontos acabou e voltou rapidamente.
O mesmo aconteceu no bairro do Bonfim. “A energia elétrica caiu e voltou rapidamente”, disse a auxiliar administrativa de vendas, Vanessa Paula Reolão, por volta das 22h45. Dez minutos depois, a energia elétrica caiu de vez. "Acho que vai durar a noite toda", relatou Vanessa Reolão.
Problemas também no distrito de Barão Geraldo, onde fica a Universidade Estadual de Campinas. A fisioterapeuta Silvia Marinha Freirias estava vendo as fotos do final de semana na praia com os amigos no computador. "De repente as luzes começaram a piscar. Foi muito estranho, duraram questões de segundos", o descreveu.
O estudante Caínam da Silva Portes também estava navegando na internet na hora do incidente. "Ficou tudo meia fase, depois escureceu. Aí voltou a meia fase e novamente ficou escuro. Isso durou mais ou menos um minuto", contou.
O apagão atingiu alguns bairros dos municípios de Americana, Mogi Guaçu, Valinhos, Hortolândia e Limeira, por cerca de duas horas. Em Indaiatuba, Itapira, Piracicaba, Sumaré e Paulínia, a energia, que foi cortada por volta das 22h10, somente voltou por volta das 3h da madrugada desta quarta-feira (11).
Em Mogi Mirim, alguns bairros ainda estão sem energia.
Descalvado
Na região Central do Estado de São Paulo, o apagão atingiu os municípios de Descalvado, São Carlos, Itirapina, Américo Brasiliense e São João da Boa Vista, onde a energia só voltou por volta das 3h40 da madrugada. Em alguns bairros de Rio Claro, como o Cervezão, o apagão terminou por voltas das 4h.
Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, o blecaute afetou vários bairros, como o Jardim Paulista. O gerente da CPFL, Luiz Valle, disse que foram duas oscilações de aproximadamente 30 segundos. Até as 23h30 os bairros Jardim Paulista e Paulistano ainda estavam sem energia.
Sul de Minas
Algumas cidades do Sul de Minas também registraram blecaute. Em Varginha, a luz chegou a “piscar”. Por volta da 1h todo o Estado de Minas Gerais já tinha normalizado a situação.
|