Descalvado, 15 de Abril de 2021 Busca:   
Mundo

Após apagão, Itaipu diz que opera em condições normais

11/11/2009

Após apagão, Itaipu diz que opera em condições normais.

A usina de Itaipu informou, em sua página oficial no Twitter, que após o blecaute que atingiu parte do país voltou a operar normalmente às 6h desta quarta-feira (11). O blecaute atingiu em diferentes proporções ao menos dez estados.

A região mais afetada foi a Sudeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ficaram totalmente sem luz.

Em Minas Gerais, houve blecaute total nas regiões do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, mas em partes de Belo Horizonte a luz não caiu durante a noite. O apagão também afetou o interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o interior da Bahia e partes de Pernambuco. Do outro lado da fronteira, o Paraguai, que também recebe energia de Itaipu, ficou às escuras, em consequência do que usina chamou de "efeito dominó".

Segundo a usina, por volta das 6h40, 18 das 20 unidades geradoras produziam energia para o Brasil e o Paraguai.

'Desligamento completo'

Em entrevista coletiva em Brasília, o ministro Edison Lobão afirmou que "houve um desligamento completo de Itaipu". "Uma linha de transmissão caiu e determinou a queda de outras", disse ele. Lobão avaliou que não é possível afirmar, com certeza, o que causou a falha no fornecimento de energia elétrica. Entretanto, segundo ele, o problema teria sido provavelmente causado por "fatores atmosféricos", como "tempestades de grande intensidade".

"Somente amanhã (quarta-feira) vamos saber o que aconteceu", disse Lobão.

Região

Campinas foi mais uma das grandes cidades brasileiras que ficou às escuras. A região central e alguns bairros ficaram sem energia por cerca de 30 minutos, a partir das 22h10.

Moradores do bairro Cambuí relataram que por volta das 22h30 a energia começou a oscilar. Em alguns pontos acabou e voltou rapidamente.

O mesmo aconteceu no bairro do Bonfim. “A energia elétrica caiu e voltou rapidamente”, disse a auxiliar administrativa de vendas, Vanessa Paula Reolão, por volta das 22h45. Dez minutos depois, a energia elétrica caiu de vez. "Acho que vai durar a noite toda", relatou Vanessa Reolão.

Problemas também no distrito de Barão Geraldo, onde fica a Universidade Estadual de Campinas. A fisioterapeuta Silvia Marinha Freirias estava vendo as fotos do final de semana na praia com os amigos no computador. "De repente as luzes começaram a piscar. Foi muito estranho, duraram questões de segundos", o descreveu.

O estudante Caínam da Silva Portes também estava navegando na internet na hora do incidente. "Ficou tudo meia fase, depois escureceu. Aí voltou a meia fase e novamente ficou escuro. Isso durou mais ou menos um minuto", contou.

O apagão atingiu alguns bairros dos municípios de Americana, Mogi Guaçu, Valinhos, Hortolândia e Limeira, por cerca de duas horas. Em Indaiatuba, Itapira, Piracicaba, Sumaré e Paulínia, a energia, que foi cortada por volta das 22h10, somente voltou por volta das 3h da madrugada desta quarta-feira (11).

Em Mogi Mirim, alguns bairros ainda estão sem energia.

Descalvado

Na região Central do Estado de São Paulo, o apagão atingiu os municípios de Descalvado, São Carlos, Itirapina, Américo Brasiliense e São João da Boa Vista, onde a energia só voltou por volta das 3h40 da madrugada. Em alguns bairros de Rio Claro, como o Cervezão, o apagão terminou por voltas das 4h.

Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, o blecaute afetou vários bairros, como o Jardim Paulista. O gerente da CPFL, Luiz Valle, disse que foram duas oscilações de aproximadamente 30 segundos. Até as 23h30 os bairros Jardim Paulista e Paulistano ainda estavam sem energia.


Sul de Minas

Algumas cidades do Sul de Minas também registraram blecaute. Em Varginha, a luz chegou a “piscar”. Por volta da 1h todo o Estado de Minas Gerais já tinha normalizado a situação.

Voltar


 











Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2021 - Todos os direitos reservados