11º Semana dos Museus em Descalvado

11º Semana dos Museus em Descalvado

Webmaster 24/05/2013 - 00:39
Do dia 13/05 á 19/05 aconteceu no Museu Publico Municipal de Descalvado a11SEMANA dos Museus, proposta pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), a equação inspiradora para as comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) de 2013 ressalta o arranjo entre o frescor criativo e a memória construída: a soma desses fatores repercute na sociedade e com ela interage, num movimento propulsor da mudança social.

A dimensão criativa do museu reside nas trocas afetivas, no despertar da sensibilidade, nas intuições e memórias que pulsam na atualidade da imaginação sonhadora, na espontaneidade das relações. Criar é construir a memória, e, ao com ela trabalharem, os museus operam como quem edita, corta, recorta, cola, mistura, oculta, revela, enfatiza e esquece. O trabalho com a memória implica o reconhecimento do seu caráter seletivo, eletivo e, portanto, político. Criar é dar sentido à existência, é perceber-se parte do processo. O importante na experiência do museu é ‘estar em relação’ e, nesse sentido, é fundamental imaginar outras coisas que não os saberes instituídos, aceitando a potência como fonte de novos saberes. O museu é parte integrante da sociedade e possui os elementos que lhe permitem participar na formação da consciência das comunidades que ele serve e também promover mudanças.

Na trajetória do pensamento sobre museus e mudança social construído no continente americano, destaca-se a Mesa-Redonda de Santiago do Chile, em 1972. Esta reunião ofereceu significativa contribuição para a Museologia internacional: a reflexão sobre a função social dos museus e a ideia de museu integral (ou integrado), sintonizado com os problemas da sociedade e capaz de atuar como instrumento do desenvolvimento.

O Brasil vem incorporando esse legado: presenciamos um aumento de museus de território e museus comunitários; vemos números crescentes de museus e de público de museus, com algumas das maiores visitações do mundo em exposições recentes; discutimos a relevância do papel social dos museus; as políticas desenvolvidas pelo IBRAM para o campo são pensadas sob a perspectiva da mudança social.

Em Descalvado: A Semana dos Museus no Museu Público Municipal de Descalvado começou no dia 13 de maio com a abertura da exposição:

Exposição de Fotografias: “Companhia Paulista de Estradas de Ferro - O Ramal de Descalvado Em Fotografias”, organizada por Leandro Guidini e Rafael Correa, que ficará exposta até o dia 1 de junho de 2013.

Nos dias 18 e 19 de maio foi realizada a Oficina Memória de Descalvado: Brincadeira e Imaginação, com a coordenação de Gabriela Motta, que consistiu na vivência criativa através da reconstrução da História da Cidade de Descalvado. Utilizando-se de materiais reciclados para a realização de atividades manuais, como construção de casas e pontos de destaque da cidade, como a Igreja Matriz, Estação Ferroviária entre outros, sendo permeado por um ambiente lúdico e cheio de História.

No último da Semana, 19 de maio, ocorreram duas apresentações:

- Apresentação Musical do Grupo de Cordas Acorde, com a apresentação Miscelânea, em que foram tocados vários instrumentos juntos, desde violino até bateria, com uma linda mistura de sons. A ONG é composta por alunos comprometidos com o saber, realizar e improvisar. Possui um espírito de equipe e vontade. Misturando estilos, timbres e ritmos, gerando uma interação total com a pluralidade artística, que movimentou e encantou com sua apresentação no Museu Público Municipal de Descalvado.

- Apresentação: Cia Jovem de Dança "En Arte" da Escola de Dança Corpo e Movimento, com a Coreografia: Liberte-se da Coreógrafa Aline Monzani, que seguindo o tema da Semana dos Museus de 2013, se inspirou no tema Ferrovia e que com muita criatividade a apresentação foi feita com dançarinas viajantes, que durante a execução da coreografia demonstraram os sentimentos deixados e levados de uma Estação, como saudade, amor, desapego e histórias.

Com infomações: Instituto Brasileiro de Museus





Logo do Facebook Deixe seu comentário