Projeto Aqua Mundo é um dos temas da vereadora Paula Peripato

Projeto Aqua Mundo é um dos temas da vereadora Paula Peripato

Webmaster 30/05/2013 - 23:27
A vereadora Ana Paula Peripato Guerra (PT) solicitou ao Prefeito Municipal que entre em contato com a EPTV, para trazer para Descalvado a carreta do projeto itinerante denominado “Aqua mundo”, realizado em parceria do instituto EPTV e a Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental.

O projeto tem o intuito de promover a educação ambiental através do conhecimento do meio ambiente com ênfase no uso consciente dos recursos hídricos, abordando a problemática da água e sua conexão com as questões ambientais, funcionando da seguinte maneira: um caminhão escola itinerante fica um tempo pré-estabelecido (de acordo com o tamanho da população) em cidades da região de cobertura geográfica da EPTV. Nele são desenvolvidas atividades educacionais com escolas públicas e particulares e com o público em geral por meio de espaços interativos localizados no interior do veículo, o foco é direcionado para os estudantes de 6ª série, além de associações de moradores que poderão dar continuidade às ideias propostas.

O programa foca o benefício de cuidar com responsabilidade da água e aponta caminhos para assuntos como desperdício, contaminação, poluição, reciclagem, precificação e otimização no uso agrícola ou industrial, extração, tratamento, distribuição, prevenção de doenças, ocupação do solo, desmatamentos, queimadas, assoreamento de rios, entre outros.

O Projeto “Aqua Mundo” pretende implantar a consciência de que para a preservação da água, a educação ambiental é decisiva, e é através dela que os cidadãos e consumidores passarão a enxergar seus direitos e deveres com relação à água e farão o resgate à cidadania assumindo a proteção do meio ambiente que está diretamente ligado a manutenção da qualidade de vida dos seres humanos.

Ainda, nesta mesma sessão, Paula Peripato pede ao Prefeito Municipal estudos junto à Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos para que nos novos loteamentos sejam obrigatoriamente plantadas mudas de árvores nos passeios públicos das divisas dos lotes.

A arborização é um componente de grande importância na paisagem urbana e, também, exerce outras funções, tais como: proteção contra a ação dos ventos, diminuição da poluição sonora, sombreamento, ambientação à permanência dos pássaros, diminuem o efeito estufa e o aquecimento global, através da absorção de gás carbônico, absorção de poeiras e sólidos em suspensão, contribuindo, assim, com a melhoria da saúde física e mental da população.

A vereadora ainda pediu ao Prefeito que determine os serviços de recapeamento asfáltico nas ruas da Vila Nossa Senhora Aparecida, que se encontram com áreas “esfarelando”, fissuras e buracos, prejudicando o trânsito de veículos, além de ferir a estética urbanística daquelas vias.


Logo do Facebook Deixe seu comentário