Descalvado, 04 de Abril de 2020 Busca:   
Câmara Municipal

Projeto Aqua Mundo é um dos temas da vereadora Paula Peripato

30/05/2013

A vereadora Ana Paula Peripato Guerra (PT) solicitou ao Prefeito Municipal que entre em contato com a EPTV, para trazer para Descalvado a carreta do projeto itinerante denominado “Aqua mundo”, realizado em parceria do instituto EPTV e a Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental.

O projeto tem o intuito de promover a educação ambiental através do conhecimento do meio ambiente com ênfase no uso consciente dos recursos hídricos, abordando a problemática da água e sua conexão com as questões ambientais, funcionando da seguinte maneira: um caminhão escola itinerante fica um tempo pré-estabelecido (de acordo com o tamanho da população) em cidades da região de cobertura geográfica da EPTV. Nele são desenvolvidas atividades educacionais com escolas públicas e particulares e com o público em geral por meio de espaços interativos localizados no interior do veículo, o foco é direcionado para os estudantes de 6ª série, além de associações de moradores que poderão dar continuidade às ideias propostas.

O programa foca o benefício de cuidar com responsabilidade da água e aponta caminhos para assuntos como desperdício, contaminação, poluição, reciclagem, precificação e otimização no uso agrícola ou industrial, extração, tratamento, distribuição, prevenção de doenças, ocupação do solo, desmatamentos, queimadas, assoreamento de rios, entre outros.

O Projeto “Aqua Mundo” pretende implantar a consciência de que para a preservação da água, a educação ambiental é decisiva, e é através dela que os cidadãos e consumidores passarão a enxergar seus direitos e deveres com relação à água e farão o resgate à cidadania assumindo a proteção do meio ambiente que está diretamente ligado a manutenção da qualidade de vida dos seres humanos.

Ainda, nesta mesma sessão, Paula Peripato pede ao Prefeito Municipal estudos junto à Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos para que nos novos loteamentos sejam obrigatoriamente plantadas mudas de árvores nos passeios públicos das divisas dos lotes.

A arborização é um componente de grande importância na paisagem urbana e, também, exerce outras funções, tais como: proteção contra a ação dos ventos, diminuição da poluição sonora, sombreamento, ambientação à permanência dos pássaros, diminuem o efeito estufa e o aquecimento global, através da absorção de gás carbônico, absorção de poeiras e sólidos em suspensão, contribuindo, assim, com a melhoria da saúde física e mental da população.

A vereadora ainda pediu ao Prefeito que determine os serviços de recapeamento asfáltico nas ruas da Vila Nossa Senhora Aparecida, que se encontram com áreas “esfarelando”, fissuras e buracos, prejudicando o trânsito de veículos, além de ferir a estética urbanística daquelas vias.



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados