Queima da cana é proibida no Estado de São Paulo

Queima da cana é proibida no Estado de São Paulo

Webmaster 02/06/2013 - 22:47
A partir deste sábado (1º) a queima da palha da cana-de-açúcar está proibida entre o período das 6h às 20h em todo o Estado de São Paulo, de acordo com a Resolução da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

A Resolução também determina a suspensão da queima em qualquer período do dia ou da noite quando a umidade relativa do ar for inferior a 20%. A portaria vigora até o dia 30 de novembro.

De acordo com o tenente da Polícia Ambiental de São José do Rio Preto Luiz Antônio Vazerino, a prática prejudica a saúde das pessoas. "A medida foi adotada para resguardo e recuperação da qualidade de vida e saúde da população”, disse Vazerino.

De acordo com a Secretaria, a previsão de um inverno mais seco agrava o risco das queimadas em todo o Estado de São Paulo. Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o número de focos de calor em 2013 está 15% superior ao ano passado.

Quem for pego desrespeitando a resolução irá responder administrativamente, além de pagar uma multa equivalente a R$ 1 mil por hectare queimado. De acordo com o tenente, caso o fogo atinja florestas e matas a multa pode chegar a R$ 50 mil por hectare.

Logo do Facebook Deixe seu comentário