Três cidades da região terão que fazer inspeção veicular ambiental

Três cidades da região terão que fazer inspeção veicular ambiental

Webmaster 02/06/2013 - 22:52
Liminar da Justiça obriga 124 cidades do interior de SP a fazer a revisão.
Santa Gertrudes, Rio Claro e Araras terão prazo de 1 ano e seis meses.


Araras, Rio Claro e Santa Gertrudes (SP) estão na lista das 124 cidades do interior paulista que serão obrigadas a fazer a inspeção veicular ambiental em todos os veículos. A revisão mede o nível de poluentes que saem do escapamento. Uma liminar da Justiça baseada na ação da promotoria de de Meio Ambiente da capital dá um prazo de 1 ano e seis meses para que a inspeção seja feita em todos os veículos a diesel do Estado de São Paulo e em todos os veículos das cidades listadas.

Para escolher os municípios, a Justiça se baseou no estudo da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) que mostra onde a poluição é maior no estado.

Desde 2010, todos os veículos registrados da capital paulista são obrigados a passar pela inspeção ambiental. A proposta é expandir esse sistema para todo o estado, mas o projeto que discute o assunto está parado na Assembleia Legislativa desde 2009.

Ampliação
Com a liminar da Justiça, a inspeção é ampliada para outras cidades, sendo três na região. Em Santa Gertrudes, por exemplo, são apenas 12 mil veículos. Araras soma 82 mil, mas a fumaça do dia a dia já interfere na vida dos moradores.

O arquiteto e urbanista Dirceu Rother Júnior explica que a inclusão de municípios menores na lista é porque eles também interferem no nível de poluição das grandes cidades. "Você pode morar em um município pequeno, mas você sempre está utilizando uma cidade de porte maior. Principalmente, talvez os municípios menores também tem uma frota não tão atualizada, em tecnologia, e promove a poluição nesses municípios maiores que são buscados", afirmou.

Como ainda é uma decisão liminar e o governo do estado pode recorrer, não foram definidos preços e nem como será feita a inspeção. Mesmo assim já tem gente comemorando a possibilidade. "Acho muito legal, porque a poluição vai ser menor, tem como qualificar melhor os veículos", afirmou o soldador Adailton Ribeiro.

A Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo ainda não foi comunicada oficialmente, mas já adiantou que vai recorrer.

Fonte: G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário