Que tal aprender a poupar?

Que tal aprender a poupar?

Webmaster 04/06/2013 - 00:21
Para se transformar em um poupador, você precisa estar preparado para uma mudança drástica na forma como se relaciona com o dinheiro

Para se transformar em um poupador, você precisa estar preparado para uma mudança drástica na forma como se relaciona com o dinheiro.

Infelizmente muitas pessoas só entendem a necessidade da mudança quando o problema já tomou proporções maiores, mas você pode evitar isso, sabia?

Reflita sobre o seguinte: se você não mudar a forma como administra o seu dinheiro, onde estará daqui a alguns anos? Talvez seja este o incentivo que falta para que você se convença da necessidade de se transformar em um poupador.

O ideal é que você procure o equilíbrio: adie alguns sonhos, mas realize outros no meio do caminho, para que não acabe desanimando.

Para se transformar em um poupador bem-sucedido, você precisa ter certeza de que seu esforço será compensado. Nada melhor, para isso, do que pensar nos seus objetivos e metas. O que, exatamente, você gostaria de alcançar? É importante que esta meta reflita seus valores e necessidades, e não apenas desejos desenfreados de consumo.

Feito isso, é hora de "analisar" a sua relação com o dinheiro. Você sabe para onde ele está indo? Você está usando o valor de forma produtiva? Quais os fatores que levam você a gastar?

Escreva em um caderno tudo aquilo que gastou e o porquê desta decisão. É bastante provável que você consiga estabelecer uma relação emocional para os seus gastos, constatando que gasta mais quando está triste, quando está estressado etc.

Analfabetismo financeiro
Esta forma de analfabetismo atinge até mesmo os países mais desenvolvidos, onde uma parcela significativa da população é incapaz de gerir suas contas. Independente do grau de instrução, muitas pessoas simplesmente não dão importância ao planejamento financeiro.

No Brasil, pode-se dizer que existe uma herança claramente negativa do período hiper-inflacionário. Isso porque, diante de uma inflação mensal que chegou a superar 50%, o planejamento financeiro de longo prazo se tornava impossível.

Se você faz parte deste grupo de pessoas, está na hora de investir na sua educação. Assim como em qualquer outra área de ensino, o planejamento financeiro exige treinamento. A boa vantagem é que já existe muito material publicado sobre o tema, que pode ajudá-lo rapidamente a se tornar um especialista no assunto. Para mais informações indicamos alguns sites interessantes:

http://www.serasaconsumidor.com.br
http://www.dsop.com.br/
http://www.maiseduca.com.br/

Fonte: http://www.serasaconsumidor.com.br

Logo do Facebook Deixe seu comentário