Inscrições para o curso pré-vestibular da UFSCar vão até 9 de Junho

Inscrições para o curso pré-vestibular da UFSCar vão até 9 de Junho

Webmaster 06/06/2013 - 07:03
Até o dia 9 de junho, o Curso Pré-Vestibular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe inscrições no processo seletivo de alunos regulares do curso extensivo com um ou dois anos de duração. A seleção é composta por avaliação socioeconômica com caráter eliminatório e prova de habilidades e conceitos básicos. Todos os candidatos participam das duas etapas do processo, mas apenas serão consideradas as notas da prova de habilidades básicas dos participantes que forem aprovados na avaliação socioeconômica. A ausência em qualquer uma das etapas implicará exclusão do candidato na seleção. Os procedimentos de avaliação devem ser conferidos no Manual do Candidato, disponível no site www.cursinho.ufscar.br.

A avaliação socioeconômica tem caráter eliminatório e serão aprovados 70% do total de candidatos inscritos, que corresponde à parcela dos candidados em situação de limitações econômicas. Os demais serão divididos em dois grupos: o intermediário, que estará sujeito a disponibilidade de vagas, e o grupo de pessoas com condições socioeconômicas que não compõem o público-alvo do curso e, por isso, estão excluídos do processo.

A coordenação do Curso direciona as aulas a pessoas cujas condições socioeconômicas implicam histórico de exclusão social e, principalmente, dificuldade de acesso a universidades públicas. O cursinho da UFSCar existe desde 1999 e tem como objetivo democratizar o acesso ao Ensino Superior público. Sem fins lucrativos e nenhum tipo de financiamento externo - governamental ou por empresas privadas -, o curso é mantido com apoio da Universidade. Parte das despesas, principalmente o pagamento de bolsas aos professores e monitores - que são alunos da Instituição -, é realizada com o dinheiro da mensalidade. Assim, o valor mensal para as turmas 2013/2014 será de R$ 60. No entanto, aqueles alunos aprovados na avaliação socioeconômica terão um desconto de 50%, pagando o valor de R$ 30. Os estudantes aprovados que compõem o grupo intermediário pagam mensalidade no valor integral. As aulas estão previstas para começar no dia 5 de agosto.

Em 2013, o Curso Pré-Vestibular da UFSCar inicia um novo calendário de atividades. As aulas começam em agosto e vão até julho do ano seguinte. Também há a turma com aulas distribuídas ao longo de dois anos. Serão oferecidos o conteúdo do Ensino Médio e um curso intensivo, com revisão de todo o conteúdo entre os meses de agosto e outubro. São oferecidas 150 vagas para a turma de um ano e 60 vagas para o curso com duração de dois anos, todos no período noturno.

As inscrições ocorrem até o dia 9 de junho, pela internet, em www.cursinho.ufscar.br. Interessados com dificuldades de acesso à internet poderão realizar suas inscrições no Núcleo de Extensão UFSCar-Escola, localizado na área Sul do campus São Carlos da UFSCar, no dia 8 de junho, das 10 às 16 horas. Não haverá a seleção realizada no final do ano, como ocorria até o ano de 2012. Mais informações podem ser obtidas no Manual do Processo Seletivo, no site www.cursinho.ufscar.br, ou pelos telefones (16) 3351-8433 e 3351-8906.

São Carlos Agora

Logo do Facebook Deixe seu comentário