Descalvado, 17 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Inscrições para o curso pré-vestibular da UFSCar vão até 9 de Junho

06/06/2013

Até o dia 9 de junho, o Curso Pré-Vestibular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe inscrições no processo seletivo de alunos regulares do curso extensivo com um ou dois anos de duração. A seleção é composta por avaliação socioeconômica com caráter eliminatório e prova de habilidades e conceitos básicos. Todos os candidatos participam das duas etapas do processo, mas apenas serão consideradas as notas da prova de habilidades básicas dos participantes que forem aprovados na avaliação socioeconômica. A ausência em qualquer uma das etapas implicará exclusão do candidato na seleção. Os procedimentos de avaliação devem ser conferidos no Manual do Candidato, disponível no site www.cursinho.ufscar.br.

A avaliação socioeconômica tem caráter eliminatório e serão aprovados 70% do total de candidatos inscritos, que corresponde à parcela dos candidados em situação de limitações econômicas. Os demais serão divididos em dois grupos: o intermediário, que estará sujeito a disponibilidade de vagas, e o grupo de pessoas com condições socioeconômicas que não compõem o público-alvo do curso e, por isso, estão excluídos do processo.

A coordenação do Curso direciona as aulas a pessoas cujas condições socioeconômicas implicam histórico de exclusão social e, principalmente, dificuldade de acesso a universidades públicas. O cursinho da UFSCar existe desde 1999 e tem como objetivo democratizar o acesso ao Ensino Superior público. Sem fins lucrativos e nenhum tipo de financiamento externo - governamental ou por empresas privadas -, o curso é mantido com apoio da Universidade. Parte das despesas, principalmente o pagamento de bolsas aos professores e monitores - que são alunos da Instituição -, é realizada com o dinheiro da mensalidade. Assim, o valor mensal para as turmas 2013/2014 será de R$ 60. No entanto, aqueles alunos aprovados na avaliação socioeconômica terão um desconto de 50%, pagando o valor de R$ 30. Os estudantes aprovados que compõem o grupo intermediário pagam mensalidade no valor integral. As aulas estão previstas para começar no dia 5 de agosto.

Em 2013, o Curso Pré-Vestibular da UFSCar inicia um novo calendário de atividades. As aulas começam em agosto e vão até julho do ano seguinte. Também há a turma com aulas distribuídas ao longo de dois anos. Serão oferecidos o conteúdo do Ensino Médio e um curso intensivo, com revisão de todo o conteúdo entre os meses de agosto e outubro. São oferecidas 150 vagas para a turma de um ano e 60 vagas para o curso com duração de dois anos, todos no período noturno.

As inscrições ocorrem até o dia 9 de junho, pela internet, em www.cursinho.ufscar.br. Interessados com dificuldades de acesso à internet poderão realizar suas inscrições no Núcleo de Extensão UFSCar-Escola, localizado na área Sul do campus São Carlos da UFSCar, no dia 8 de junho, das 10 às 16 horas. Não haverá a seleção realizada no final do ano, como ocorria até o ano de 2012. Mais informações podem ser obtidas no Manual do Processo Seletivo, no site www.cursinho.ufscar.br, ou pelos telefones (16) 3351-8433 e 3351-8906.

São Carlos Agora


Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados