Descalvado, 16 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal, fez palestra em São Carlos e discutiu seus inovadores métodos

18/06/2013

Escola Básica da Ponte fica próxima à cidade do Porto e não tem séries, turmas, provas e nem mesmo aulas
O Senac São Carlos promoveu ontem, 17 de junho, a palestra Escola da Ponte – formação e transformação da educação, ministrada pelo mestre português em educação da criança e pioneiro da instituição, José Pacheco. A ação, realizada no auditório do Sesc São Carlos, reuniu 220 pessoas. Outras 100 pessoas assistiram a palestra pelo telão, montado também nas dependências do Sesc. O educador José Pacheco é fundador da Escola Básica da Ponte, que fica próxima à cidade do Porto, em Portugal, e é uma instituição que trabalha, na rede de ensino pública portuguesa, uma forma diferenciada de aprendizagem: não há séries, testes, turmas ou aulas.

Dinâmico, irreverente e sempre interagindo com a plateia, o palestrante José Pacheco conseguiu passar o conteúdo da aplicação dos seus inovadores métodos de forma leve e com bom humor. Em cerca de duas horas de palestra, o público pôde participar ativamente com várias perguntas. Segundo ele, o evento foi uma oportunidade de multiplicar seus conhecimentos e contribuir para que as pessoas sejam mais sábias e felizes. “No meu passeio pelas escolas do Brasil, habituei-me a admirar o trabalho realizado pelo Senac. A instituição tem um impulso criativo, que se multiplica em exercícios de canseira e paixão, no mesmo intuito que o meu: de fazer dos seres humanos pessoas mais sábias e mais felizes”, disse.

Jurandir Santos, gerente do Senac São Carlos, explicou que o evento foi direcionado para professores, diretores de escolas e profissionais da área de educação. “A palestra abordou o método que, respeitando as diferenças dos estudantes, desenvolve com os alunos estudos individuais, que, posteriormente, são compartilhados com os demais colegas”, ressaltou Santos.

Segundo Mauro Cesar Jensen, gerente do Sesc São Carlos, instituição que promove a educação não formal, baseada nos valores da cultura, dos esportes, do lazer e da saúde, o evento teve grande importância para o desenvolvimento humano e progresso social. “A parceria com o Senac São Carlos para a realização da palestra com o educador José Pacheco foi uma iniciativa que promoveu na comunidade o debate sobre ideias que transformam, que buscam o desenvolvimento humano e o progresso social”, disse.

Sobre José Pacheco
Especialista em música, leitura e escrita, é mestre em ciências da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordena, desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes. É autor de livros e de diversos artigos sobre educação



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados