Descalvado, 02 de Abril de 2020 Busca:   
Câmara Municipal

Qualidade em produtos adquiridos nas licitações é proposta do vereador Ricci

28/06/2013

O vereador Sebastião José Ricci (PP) encaminhou ao Prefeito Municipal Anteprojeto de Lei que estabelece obrigatoriedade de avaliação da qualidade de produtos e serviços adquiridos pela Prefeitura Municipal de Descalvado em licitações públicas.

A Lei de Licitações obriga a Administração Pública a comprar produtos e serviços pelo menor preço. Com isso, muitas vezes são adquiridos produtos/serviços de baixíssima qualidade.

No Anteprojeto apresentado pelo vereador, verifica-se a possibilidade jurídica de indicação e exclusão de marcas, exigência de amostras de produtos, indicação de características definidoras de qualidade, dentre outros recursos que permitem que a Lei de Licitações seja cumprida e ainda que o processo licitatório seja realizado visando qualidade, já que acaba por servir vários órgãos da rede pública.

Em vários dispositivos, a Lei nº 8.666/93 aponta como vetores da atuação administrativa a possibilidade de indicar a qualidade do produto e especificar o objeto pretendido na licitação, inclusive com as características necessárias para garantir uma qualidade satisfatória.

Ricci ressalta que, no caso de serviços, a qualidade pode ser apontada no projeto básico, para definir com precisão o objeto pretendido pela administração, desde que justificada à luz do interesse público. O conceito de projeto básico está no art. 6º, inc. IX; a obrigatoriedade de sua elaboração antes da licitação.

O vereador também acredita ser de extrema importância a manutenção da qualidade, para tanto foi determinado que se observassem as condições de guarda e armazenamento para não ocorrer a deterioração do material por parte da administração contratante.

De acordo com Ricci, a qualidade na execução também está assegurada no Anteprojeto de sua autoria, havendo a possibilidade de indicação com relação a máquinas, equipamentos e pessoal técnico que são considerados essenciais para o cumprimento da obrigação. Também foi atentado sobre a qualidade na metodologia da execução, que pode ser avaliada pela Administração, na fase da habilitação.

Outro item relevante é realizar registros cadastrais das empresas para referência nas futuras contratações.

Com o Anteprojeto, o vereador Ricci acredita que a avaliação da qualidade garantirá que os produtos e serviços adquiridos através de licitações públicas, quando recebidos pela Administração Municipal, sejam testados e avaliados com rigor e método, garantindo-se padrões mínimos de segurança e qualidade para tais produtos, em benefício da Prefeitura e principalmente dos cidadãos que utilizam os serviços e produtos comprados.



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados