Após abaixo-assinado e discussões prévias, Luiz Carlos formaliza pedido de coleta de lixo

Após abaixo-assinado e discussões prévias, Luiz Carlos formaliza pedido de coleta de lixo noturna

Webmaster 24/03/2010 - 14:57
Durante a Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (22) no Poder Legislativo local, o Presidente da Câmara, Luiz Carlos Viana (PPS), enfim, formalizou a propositura em busca de que a coleta de lixo passe a ocorrer no período noturno.

O pedido toma forma após semanas de discussão. Inicialmente, depois de avaliar cidades da região, Luiz Carlos levou o assunto a debate no plenário da Casa de Leis, introduzindo a idéia.

A suposta mudança foi bem recebida e ganhou notoriedade, até que há poucos dias, os servidores responsáveis pela coleta estiveram no Plenário da Câmara assistindo a uma Sessão e manifestando o posicionamento favorável, já que são interessados diretos no tema.

Posteriormente, tais servidores ainda retornaram para reunião com Luiz Carlos, ao longo da qual, entregaram-lhe um abaixo-assinado em busca de que a alteração se concretize efetivamente.

Foi assim, após inúmeros trâmites, que o parlamentar remeteu a proposta para análise do Prefeito Municipal, Luís Antonio Panone (PPS).

Para ele, além de atender aos anseios dos servidores que realizam o serviço, é uma forma de evitar determinados incômodos à população.

O vereador destaca que muitas vezes o lixo acaba espalhado pelas ruas da cidade, lembrando que este fato torna-se cada vez mais rotineiro.

“É comum vermos sacos de lixo rasgados por cachorros. Este problema ocorre porque alguns moradores depositam o lixo em frente às residências fora do horário de coleta, geralmente, no final da tarde, para que possa ser recolhido no dia seguinte. Com isso, acaba havendo um trabalho dobrado para recolher o lixo espalhado”, explica.

Sem citar que a coleta noturna tem sido aderida em cidades da região, conforme constatado pelo edil, principalmente, para que não atrapalhe o trânsito.

Além disso, o sol forte e as altas temperaturas castigam os servidores que fazem a coleta, trazendo prejuízos à saúde. Com a alteração almejada, é possível ainda evitar que o lixo fique na calçada a noite toda, causando mau cheiro.

“Se a coleta for realizada à noite, com certeza também evitaremos os furtos em residências, uma vez que a circulação do caminhão pode ser um fato inibidor”, acredita Luiz Carlos.

Ao encaminhar à propositura e o abaixo-assinado protocolado pelos servidores na Câmara em 15 de março, Luiz Carlos salientou ainda que se trata de um anseio dos coletores, que são as pessoas que mais conhecem o serviço, devido à prática e à experiência que vivem no dia-a-dia.

Logo do Facebook Deixe seu comentário