Museu de Descalvado participou da 18ª Primavera dos Museus

Rodrigo 13/10/2024 - 20:47

Colaboração Redação Folha Descalvado

O Museu Público Municipal “Maria Lúcia Sawaya Jank” participou mais uma vez da 18ª Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), no final do mês de setembro. Este evento anual reuniu museus e instituições culturais de todo o Brasil para promover atividades que aproximem o público das instituições museológicas e que incentivem a reflexão sobre questões relevantes para a sociedade.

O tema escolhido para 2024, “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, destacou a importância de tornar os museus espaços acessíveis a todos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. A proposta foi promover a inclusão, garantindo que todas as pessoas possam usufruir das experiências oferecidas pelos museus com autonomia e dignidade.

A escolha deste tema foi, e ainda é, fundamental para a eliminação de barreiras urbanísticas, arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais e tecnológicas nos museus, buscando fortalecer o protagonismo das pessoas com deficiência, não apenas como visitantes, mas também como profissionais e artistas representados nos acervos museológicos.

 

Oficina “Educação Inclusiva”

 

O evento foi uma oportunidade para expandir os olhares e refletir sobre como aprimorar a acessibilidade e a inclusão nos espaços museais. Contou com a participação de mais de 80 profissionais da Educação Municipal na oficina “Educação Inclusiva: Acessibilidade e Integração em Projetos Culturais”, ministrada pelas Educadoras Especiais e Psicopedagogas Yeda Dolci e Daiane Lopes de Godoy, da cidade de São Carlos, que explanaram sobre diversas maneiras de tornar a visita cultural ao museu e outras instituições mais proveitosa, garantindo a inclusão de todos. 

Os participantes receberam material de apoio para o antes, durante e depois do passeio. 

O Museu recebeu também a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos da APAE de Descalvado com o tema “Projetos Diversificados da APAE”, com a visita de duas turmas da instituição.

Segundo a direção do Museu, promover a acessibilidade é essencial para que os museus cumpram seu papel de preservar a memória e estimular a criação de novas histórias, acolhendo a diversidade e garantindo que todos se sintam representados e incluídos. Isso também contribui para uma sociedade mais justa e igualitária, onde a diversidade é valorizada e respeitada.

 

Logo do Facebook Deixe seu comentário